Rodrigo Agostinho está entre os melhores parlamentares do país

Deputado integra lista “Os cabeças do Congresso” do DIAP

(Brasília, 10 de junho de 2019) – O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP) está entre os melhores parlamentares da Câmara dos Deputados, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Publicado com exclusividade pelo Correio Braziliense, o estudo “Os cabeças do Congresso” aponta os 100 deputados e senadores mais influentes em atividade no Congresso Nacional. Essa é a primeira vez que Agostinho integra o bloco da elite parlamentar brasileira.

REPUTAÇÃO E LIDERANÇA

Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados aos projetos apresentados e aos discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

ATUAÇÃO NAS COMISSÕES PERMANENTES

Além de presidir a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), principal foro de discussão no Congresso sobre política ambiental e desenvolvimento sustentável, Rodrigo Agostinho é membro de outras duas comissões técnicas da Câmara: Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

FRENTES PARLAMENTARES

Em seu primeiro mandato, integra a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e é membro da Diretoria da Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção.

TRABALHO RECONHECIDO

Rodrigo Agostinho é ambientalista, advogado formado pela Faculdade de Direito de Bauru – Instituição Toledo de Ensino (2001). Mestre em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação na USC e Especialista em Gestão Estratégica pela USP.

Foi gerente-executivo do Instituto Arapyaú (2016-2018) e é ex-prefeito do município de Bauru (SP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Administrativo e Ambiental, e experiência em Águas, Mudanças Climáticas, Biologia da Conservação e Biodiversidade.

Foi membro titular do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente por mais de 10 anos e é Membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN – União Internacional de Conservação da Natureza, Membro do Conselho do Instituto o Direito por um Planeta Verde, Fellow do Programa LEAD – Leadership for Environment and Development da Fundação Rockfeller.

Foi vereador por dois mandatos e Secretário Municipal do Meio Ambiente em Bauru, além de membro da Comissão Nacional de Biodiversidade, da Comissão Executida do PDA – Programa de Projetos Demonstrativos do PPG7 – Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, dos Comitês de Bacia Tietê Batalha e Tietê Jacaré, Fundador do Instituto Ambiental Vidágua e do Fórum Pró Batalha e membro do Núcleo Pró Tietê da Fundação SOS Mata Atlântica.

Criou o Programa de Recuperação Clickarvore com 36 milhões de árvores plantadas. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Zoologia, da SAVE Brasil, da Sociedade Brasileira de Ornitologia, da Sociedade Brasileira de Herpetologia e da Sociedade Botânica do Brasil.

Em Brasília, se destaca pelo espírito conciliador e aberto ao diálogo, além da assiduidade, combatividade e competência, visando o desenvolvimento sustentável e atuando sempre em defesa do cidadão. Além disso, o parlamentar destina atenção especial na fiscalização das políticas ambientais do governo federal e monitora sistematicamente a preservação da biodiversidade.

Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Rodrigo Agostinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *