Ter um ensino de qualidade foi uma das metas prioritárias da gestão Rodrigo Agostinho durante oito anos na cidade. Ao fim do governo, Rodrigo deixou a rede municipal de educação de Bauru com 82 escolas (66 escolas de ensino infantil e 16 de ensino fundamental), mais de 40 salas de Educação de Jovens e Adultos e nove polos de Educação. Também integram a rede de atendimento dezenas de creches conveniadas e algumas entidades especiais.

Repasse para as entidades cresceu 277%

Ao todo, 29 creches para atendimento aos alunos da educação infantil com idade até 5 anos foram conveniadas pela prefeitura de Bauru. Outras 4 entidades especiais (Apae, Apiece, Sorri e Lar Santa Luzia para Cegos), que atendiam juntas 1.109 alunos com deficiências, também se beneficiaram de convênios.

Refeições servidas na rede pública municipal de Bauru

A Prefeitura conseguiu diversificar e controlar a merenda para atender as necessidades das crianças na fase de crescimento, inclusive aquelas com patologias que exigem alimentação especial, tais como intolerância a lactose, diabetes e outros. Mensalmente foram servidas mais de 1 milhão de refeições a mais de 65 mil alunos, inclusive das escolas estaduais.

 

– Diariamente: 55.000 refeições

– Mensalmente: 1.100.000 refeições

– Anualmente: 11.000.000 refeições 

Kits de material escolar e uniformes para todos os alunos

Todos os alunos da rede municipal passaram a receber gratuitamente material escolar e uniforme completo. Os kits de materiais com mais de 20 itens e uniformes de inverno e verão eram diferenciados para os níveis infantil, fundamental e educação de jovens e adultos. 

Outra preocupação que foi atendida: os prédios das escolas municipais receberam todos os itens de acessibilidade.

ROD_realizações_escola3
escolas_diversao_polos

Férias na escola

Um problema que muitas mães enfrentam até hoje é “o meu filho está de férias, mas eu não. E agora?”. Na gestão do Rodrigo Agostinho isso não era um problema, já que a Prefeitura  garantiu o atendimento a alunos em idade de creche nas férias escolares. Esse atendimento era realizado apenas para crianças do Ensino Infantil em cinco polos distintos.

53 escolas entregues em Bauru

53 unidades de ensino entregues durante os oito anos, sete delas de Ensino Fundamental, com a inclusão de aulas de inglês, arte e educação física em todas as escolas do Ensino Fundamental I ao nono ano. As demais unidades entregues foram de Ensino Infantil. Outras 4 escolas estavam com obras em fase de finalização em dezembro de 2016.

descobrindo-a-babda-e-a-orquestra

Projetos inovadores para alunos de escolas municipais

Musicalização nas escolas com aulas de flauta, violão, camerata, bandas marciais e coral de mil vozes. Também foram desenvolvidos projetos como o Escola Vai ao Teatro, Descobrindo a Banda e a Orquestra, entre outros.

Colocou mais alunos em período integral

educacao-3

Outras conquistas para a educação em Bauru

Elaboração do Plano Municipal de Educação;

Reestruturação dos Conselhos Escolares (todos) e Grêmio (Ensino Fundamental);

Implantação do INDIQUE – Indicadores de Qualidade da Educação;

Adesão ao PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Bauru foi certificado à época como MUNICÍPIO LIVRE DE ANALFABETISMO;

Criação e Implantação do PESF – Programa Educação Sem Fronteiras para Escolas Prioritárias (IDEB Baixo);

Elaboração de Proposta Pedagógica para a Educação Infantil e Currículo Comum do Ensino Fundamental;

737 atividades, 36.272 vagas e 16.230 horas de Formação Continuada para professores e servidores e implantação do EaD;

Implantação do SISTEMA DE GESTÃO – prontuário digital informatizado, interligando todas as unidades;

Criação dos cargos de cuidadores: 71 contratados;

Implantação de Salas de Recurso nas 16 Escolas de Ensino Fundamental e nos 3 polos do CEJA, e nas 53 Escolas de Ensino Infantil itinerante para 635 alunos com deficiência;

Transporte escolar: 5.391 alunos transportados por dia, sendo 3.974 alunos da Rede Estadual e 1.417 alunos da Rede Municipal, com aporte do Estado de R$ 5 milhões por ano e R$ 3 milhões da Prefeitura por ano.

Veja mais