Após intervenção de deputado, Ministério quer transformar Bauru em modelo de combate à dengue

(Bauru, 03 de abril de 2019) – Representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Coordenadoria de Controle de Endemias, Centro de Vigilância Epidemiológica, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Coordenadoria de Regiões de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, diretores de departamentos, o prefeito Clodoaldo Gazzetta, e a secretária municipal de Saúde de Agudos, Marília Souza Vaz, estiveram reunidos na tarde de hoje para tratar da epidemia de dengue que assola Bauru (SP).

AÇÕES ESTRATÉGICAS

Os representantes do Ministério da Saúde: Rodrigo Fabiano do Carmo Said – Coordenador do Programa Nacional de Doenças Transmitidas pelo Aedes -, e Mariana Leal – assessora de gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde, vieram à cidade para realizar visita técnica, avaliar ações e estratégias que serão aplicadas no combate à dengue.

INTERVENÇÃO FEDERAL

A vinda dos técnicos ocorreu após intervenção do deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), que relatou em 27 de março ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, a situação grave que Bauru enfrenta com 9.232 registros da doença, 12 mortes confirmadas e oito sob suspeita.

“Andando por Bauru, conversando com as pessoas, me sensibilizei com a situação da dengue e fiquei muito consternado com as famílias que perderam seus entes queridos. Agradeço a equipe do Ministério da Saúde e ao ministro Mandetta pela rapidez no atendimento. Em menos de uma semana já temos uma força-tarefa para auxiliar o nosso município. Espero que com essas ações, possamos amenizar o sofrimento da população”, afirmou o deputado.

Durante a reunião de hoje, também foi anunciado que a cidade será usada como modelo de estratégia de combate à dengue. Os técnicos vão verificar e acompanhar a evolução do quadro endêmico no município.

CONSCIENTIZAÇÃO x RESPONSABILIDADE

“Todos temos que fazer a nossa parte. E a população também precisa fazer a dela. É preciso acabar com os criadouros do mosquito. Só assim venceremos a doença”, comentou o deputado Rodrigo Agostinho.

Após a reunião o grupo realizou visita técnica em unidades de Saúde da cidade. A solicitação de recursos vai ser encaminhada agora ao Ministério da Saúde.  

Fonte: Assessoria do deputado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *