TURISMO

O fomento do turismo de negócios, científico e de lazer para toda a região

Bauru tem vocação turística voltada ao turismo de negócio e turismo científico, mas conta com várias opções que atraem grande público da região. Bauru oferece ótimas redes de franquias, hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, cinemas, shoppings, centros de compra e espaços públicos que atraem excelente público.

Como prefeito, Rodrigo adotou a linha de fomento ao turismo local e regional. Trabalhou para fortalecer o projeto Circuito Turístico do Centro Oeste Paulista e vários eventos foram realizados. Investiu em espaços públicos, apontados por conceituado site nacional de turismo (TripAdivisor Brasil) como excelentes opções de cultura e lazer.

Entender a vocação turística de Bauru foi o primeiro passo para realizar um trabalho que tornasse a cidade mais atrativa para a região. Incentivar a construção de um novo shopping foi um passo importante nesta busca em, se fortalecer como ponto de turismo regional.

Além disso foi preciso fomentar o que a cidade já tinha de bom. Bauru tem um dos Parques Zoológicos de maior destaque no país. Pioneiro em alguns projetos e diferente dos demais em seus objetivos. Trabalha muito com conscientização e educação ambiental e com destacados sucessos de reprodução em cativeiro. Possui 20 alqueires de área, inserido em uma área de cerrado de mais de 200 alqueires. 

Fomentar este espaço também funcionou no fomento ao turismo. Obras e eventos foram realizados durante a gestão: Setor de resíduos sólidos, poço profundo com reservatório, setor de Ramphastídeos, Biotério, Recinto do Flamingo, Recinto do Tigre, Recinto da Anta, Recinto do Tamanduá Mirim, Praça de Alimentação, Recinto do Tamanduá Bandeira, Recinto da Irara, Refeitório para funcionários, Recinto do Cervo Nobre, Recinto da Cervicapra, Setor das Corujas, Calçadas no entorno do espaço de Avestruz e Emu, Setor do Furão e Mangusto, Recinto do Lobo, Barracões da Serralheria e Marcenaria, Recape do Estacionamento, Sistema eletrônico de entrada, aquisição de veículos para pessoas com mobilidade limitada, mais de 50 eventos entre eles por duas vezes a sede do maior encontro de Zoos e Aquários do Brasil.

Outro espaço que vem ganhando cada vez mais turistas em Bauru é o Jardim Botânico, um espaço que une natureza, pesquisa e conservação. Possui 321 hectares de vegetação nativa, predominantemente cerrado, protegidos por uma APA (Área de Preservação Ambiental). Abriga muitas espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos, ocupando um importante papel na conservação de ecossistemas naturais. Sua área é um dos últimos fragmentos protegidos de vegetação nativa da nossa região.

O espaço recebeu várias obras e promoveu 36 eventos ao longo dos  dois mandatos de Rodrigo na prefeitura, finalizando com um aumento de público de 73%.

OBRAS E EVENTOS: Estacionamento (2009), palco (2009), garagem (2010), centro de educação ambiental (2011), banheiro público (2012), jardim medicinal sensorial (2012), vestiário para servidores (2012), portal de entrada (2012), caminhos e acessos ao lago de plantas aquáticas e estufas (2012), refeitório para servidores (2013), orquidário (2013), guarita (2014), coleção de bromélias (2014), viveiro de mudas e reserva técnica (2015), reforma dos alagados (2015), centro de visitação (2016).

LAZER

Outros espaços importantes na cidade são o Teatro Municipal, Museu Ferroviário Regional, Museu Histórico Municipal, Pinacoteca Municipal/Casa Ponce Paz, Bosque da Comunidade, Bosque do Parque União, Calçadão, Igreja Tenrikyo, Bauru Shopping, Boulevard Shopping e o Alameda Quality Center.

Há também as festas populares, como o aniversário da cidade e o Grand Expo, eventos anuais que atraem milhares de pessoas e por isso foram incentivadas e apoiadas pela gestão.

Veja mais