Criação de empregos

O Brasil vive uma grave crise de desemprego. São mais de 13 milhões de pessoas em busca de uma vaga para trabalhar. Estamos desperdiçando a força de toda uma geração e isso tem que mudar. É preciso que a classe política crie leis que incentivem de forma imediata o retorno de toda essa gente ao mercado de trabalho, gerando mais renda e potencial de consumo para movimentar a economia.

Defesa do meio ambiente

O meio ambiente é uma das paixões de Rodrigo. Ele sempre lutou pela defesa de uma ecologia equilibrada. Precisamos fomentar o crescimento do país, mas ao mesmo tempo é necessário proteger os nossos recursos naturais, nossas florestas e nossos animais. É preciso políticas públicas que fomentem o crescimento sustentável do Brasil e Rodrigo quer representar esta bandeira no Congresso.

Segurança pública

O Brasil apresenta índices de violência altíssimos. Um exemplo é o número de mortes violentas: são 60 mil por ano. Este número coloca o nosso país no grupo dos 25 mais violentos de todo o mundo. Nós precisamos nos unir e criar maneiras de mudar este quadro. Isso só acontecerá com políticas públicas que criem oportunidades para as pessoas e que afastem os nossos jovens da criminalidade.

Reforma Política

O Brasil tem hoje um número muito elevado de políticos com mandatos. Bem acima do necessário para o bom funcionamento da política no país. O custo de toda essa máquina é bilionário e precisa ser repensado. É preciso um Estado muito mais enxuto e eficiente. Isso tornará o processo político mais barato, além de facilitar o acompanhamento e fiscalização do político pela população. 

Defesa da região

A região centro-oeste do Estado é uma das menos representadas no Congresso Federal, que conta com 70 deputados federais paulistas. Bauru não consegue eleger um representante desde os anos 1990. É importante que a região volte a ter representatividade no Congresso, que tenha um interlocutor entre as prefeituras e os governos estadual e federal. Uma região mais representada tem maiores chances de buscar os recursos necessários para melhorar a vida da população.

Reforma Política

As regras que estabelecem as funções, direitos e deveres da união, dos estados e dos municípios são conhecidas como Pacto Federativo. Estas regras destinam apenas uma pequena parte do se arrecada no Brasil aos municípios, que são justamente os maiores responsáveis pelos serviços públicos. Como resultado deste conjunto de regras, os municípios precisam de emendas parlamentares para funcionar de forma eficiente. Quero levar este cenário para uma ampla discussão nacional no Congresso.

Fim do foro privilegiado

O foro privilegiado é um direito dado a algumas pessoas que ocupam cargos públicos de não serem julgadas pela Justiça Comum, como acontece normalmente com qualquer outro cidadão. São quase 60 mil pessoas que se valem dos cargos para ter um tratamento diferenciado da Justiça. Políticos devem sim ser julgados como cidadãos comuns, isso é um passo definitivo para eliminarmos o problema da impunidade que tanto faz mal ao país.

Reforma Política

Observamos nos últimos anos sérios retrocessos em direitos individuais e coletivos já conquistados. O enfrentamento de bancadas e projetos de lei que buscam a perda de direitos dos cidadãos é uma necessidade urgente. Rodrigo quer lutar pela manutenção de direitos e pela conquista de novas garantias para a população que mais precisa.