ESPORTE

Bauru passou a ser sede de grandes eventos esportivos

Investir em esporte é investir também em educação, já que ambos caminham juntos na formação de um cidadão. Esporte também é saúde. Com essa visão, a gestão Rodrigo Agostinho trabalhou para melhorar a estrutura esportiva do município e incentivar a prática das várias modalidades.

Escolinhas de Esporte

  • Criação de escolinhas de esporte (natação e polo aquático do projeto da ABDA), handebol, futebol de campo, judô, basquete, kung fu, karatê e atletismo.
  • Realização de várias competições esportivas de nível municipal, estadual e nacional, como Etapa do Campeonato Paulista de karatê e Etapa Estadual de Jiu-Jitsu, Jogos da Juventude de Natação, Jogos Escolares (etapas estadual e brasileira) de Atletismo, Jogos da Juventude de Atletismo, Torneio de Férias de Futsal, Jogos da Juventude de Tênis de Mesa, Torneio de Futebol de Areia no Bairro Bauru XVI, 10ª Edição da Corrida de Tiradentes, realização do Campeonato Brasileiro de Malha, Abertura da Etapa Estadual de Ciclismo, Etapa Brasileira de Xadrez.

Esporte para todos

Rodrigo Agostinho inaugurou um espaço de integração inédito no Estado de São Paulo. Sem obstáculos arquitetônicos, a Praça Paradesportiva na avenida Nuno de Assis foi criada em parceria com o Governo do Estado, e é uma realidade para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência.

Também foram ampliadas outras ações, visando a participação do idoso nos programas esportivos da cidade, como por exemplo, projeto do vôlei adaptado.

NOVOS ESPAÇOS

  • Construção do Centro de Treinamento de Bocha no Distrital Silvio de Magalhães Padilha;
  • Construção da Pista de Skate;
  • Construção da Pista de BMX na Av. Nações Norte;
  • Construção da Arena de Vôlei de Praia na Avenida Getúlio Vargas;
  • Construção e modernização da pista de atletismo;
  • Aprovação de 23 projetos de diversas modalidades pelo Conselho Municipal de Esportes.
  • O Ginásio Panela de Pressão passou por uma ampla reforma, para que pudesse atender padrões internacionais para algumas modalidades como vôlei e basquete.

COPA DAVIS EM BAURU

Algumas ações foram inovadoras e trouxeram grande visibilidade para a cidade, como por exemplo a realização de uma etapa da Copa Davis, em 2010. Na oportunidade, os melhores tenistas de Brasil e Uruguai se enfrentaram em Bauru.

PISTA DE ATLETISMO

O complexo de Atletismo foi uma dessas importantes obras, um projeto que colocou o espaço de Bauru dentre os melhores do Brasil. Com 7.325 m² e oito raias, o investimento foi de R$ 4.525.387,53, obra aprovada por todos os atletas que ali passaram, incluindo vários que integravam a seleção brasileira.

Em 2016 foi a vez de Bauru receber o Revezamento da Tocha Olímpica, ano em que o Brasil foi sede das Olimpíadas, no Rio de Janeiro. Ao todo 329 municípios tiveram esse privilégio, mas somente em 83 foi realizada a cerimônia de celebração, quando a Chama ficou exposta em uma pira em local público. Em Bauru a cerimônia ocorreu no Parque Vitória Régia.

JOGOS ABERTOS

A cidade sediou duas edições dos Jogos Abertos do Interior, em 2012 e 2014. Há 42 anos Bauru não recebia a competição. Cada edição trouxe para o município perto de 20 mil pessoas entre atletas, dirigentes e visitantes, movimentando também a economia local. Foi também uma oportunidade de promover ampla reforma nos espaços esportivos municipais e construir novos espaços, deixando um importante legado à população.

Devido à sua importância, com a participação de atletas de ponta que representam o Brasil em competições internacionais, os Jogos Abertos servem como uma escola para os atletas iniciantes e uma grande oportunidade de despontar para representantes de grandes clubes do país, que assistem às competições com o único objetivo de descobrir novos talentos no esporte. 

Realizações de várias competições esportivas

– 03 Etapas do Campeonato Paulista de Tênis de Mesa;

– Circuito de Vôlei de Praia na Av. Getúlio Vargas;

– Copa São Paulo de Ciclismo;

– Copa São de Paulo de Juniores de Futebol;

– Copa São Paulo de Vôlei Feminino;

– Super Liga “B” de Vôlei Feminino;

– Campeonato Paulista da Divisão Especial de Vôlei Feminino;

– 1ªCorrida dos Jogos Abertos 5K e 10K;

– 1ª Meia Maratona de Corrida de Bauru;

– 2 Etapas da Liga Sul-Americana de Basquete;

– 2 Festivais do Projeto Centro de Basquete;

– Abertura e Final da Copa TV TEM de Futsal;

– Copa SEMEL de Futsal e Festival da SEMEL de Futsal;

– Festival de Basquete Misto da SEMEL;

– Copa Big Boys de Futebol de Campo;

– Copa SEMEL de Futebol Amador;

– Copa Gold Master de Futebol;

– Etapa de Vôlei Adaptado (3ª Idade);

– Festival de Futebol de Areia Bauru XVI;– Jogos Abertos de Bauru 2012 e 2014;

– Também foram realizadas várias Vivências na área esportiva;

Veja mais